Lilithfx
"A vida é mais do que a soma de suas partes."

Passeando pela net,descobri esse cartaz de um filme,que chamou minha atenção imediatamente.

Durante a adolescência fiz minha primeira grande amiga.Fui estudar numa escola de nível médio,onde formavam-se professoras para o ensino primário.
Nem todas que estavam lá,tinham vontade de seguir essa carreira.Era um bando de mulheres bem diversificado,das mais novas,até senhoras casadas e com filhos.
Na sala,chamava atenção,uma dupla de alunas,cuja a amizade era enorme e que viviam juntas pelo colégio e fora dele.
O que atraiu fofocas e comentários das outras alunas e do corpo docente da escola.
Eu,sempre fui de falar com todo mundo e na escola não seria diferente,mantinha uma relação cordial com essas meninas,mas sem grandes aproximações.
Até que um dia,sou chamada na sala da orientadora da escola.
Eis que a orientadora pede meu auxilio,segundo ela,a "amizade" entre "Mariana" e "Rosana" era exclusivo demais,e isso não era bom,porque afastava outras pessoas do convívio de ambas.
Foi a primeira vez que deparei com o preconceito na minha vida,mas nada como a lei do retorno,só que isso conto em outro post.
Desse momento em diante,passei a andar e estar sempre junto com Rosana e Mariana,sem nunca perguntar ou afirmar algo sobre a sexualidade das duas.Eram minhas amigas e só isso bastava.
Concluímos o segundo grau juntas e nunca nenhuma das duas falou sobre uma relação.Eu tinha minhas certezas,mas sempre respeitei o silêncio imposto por elas.
A vida nos levou por outro caminhos.Ambas frequentavam um pré-vestibular,e eu fazia um curso de informática pra arrumar emprego.
Passeando na praia com minha mãe,encontrei Mariana andando de bicicleta por lá,e ela fala sobre fazer um curso noturno de contabilidade que faria junto com o pai,numa escola perto da minha casa.
Gostei da idéia e voltei a estudar com Mariana.Porém não entendia o sumiço da Rosana,já que ambas eram amigas inseparáveis.Sempre que perguntava algo sobre ela,Mariana desconversava.
Dois meses depois,surge Mariana com outra melhor amiga,uma guria estranha e andrôgina chamada "Marcela".
Marcela era simpática,mas não gostava que Mariana tocasse no nome Rosana.Tudo um mistério só,que atiçava minha curiosidade,mas que o senso de respeito e lealdade não permitia perguntar.
Um belo dia,no horário de uma aula vaga,eis que surge Rosana,acompanhada de outra guria chamada Adriana.Estavam a procura de Mariana,que por algum motivo,não tinha ido a aula.
O mistério começou a fazer sentido,quando contei sobre as visitas para Mariana, no outro dia.Ela muito triste,caiu no choro,dizendo que Rosana estava encrencada e que a mãe ia manda-la para morar com uma tia,numa outra cidade.
Quase 20 anos depois,contar isso,parece confuso e sem nexo,mas foi meu primeiro encontro com o mundo e o drama lésbico.
Hoje,cada uma traçou e seguiu um caminho,nem sempre aquele de início,mas ficou o respeito e a amizade de uma turma que está junta tem uns bons 18 anos e que passou por muitas alegrias e tristezas e permanece de pé.
Querem saber como cada uma está hoje,ou o fim dessa história,comentem.
Ela é verdadeira,apesar de na maioria das vezes,eu perguntar ou achar que é um livro de ficção.
Nada mais certo então que dizer "a vida é mais do que a soma de suas partes" . Ela é um emaranhado de histórias que o tempo escreve na alma.Beijo e cheiro.




0 Responses

Postar um comentário